Ícone do site

Especialista diz que ‘é preciso se antecipar à Ômicron e abrir mais leitos’

Com os registros de recordes de casos nas ultimas semanas; especialistas demostram preocupação com o potencial de expansão da variante Ômicron do coronavírus pelo país. De acordo com Lígia Bahia, especialista em gestão de saúde pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista a CNN; “é necessário “se antecipar” a esse novo movimento da pandemia a fim de prevenir colapsos nos sistemas de saúde”.

“Temos um prognóstico mais favorável, a gente imagina que já tenha platô [de casos] nas cidades, mas a Ômicron está interiorizando. Uma pandemia tem uma dinâmica. O que a gente precisa fazer é se antecipar a ela: como sabe que está se interiorizando, temos que abrir leitos nesses locais”.

Para a especialista, ainda falta “coordenação, planejamento e capacidade de antecipar uma resposta” por parte dos sistemas de saúde. Ainda segundo a especialista; “O problema não é a pandemia, é o dia a dia, pessoas que enfartam, quebram braço, ações simples que necessitam de atendimento de urgência e emergência. Em sua maioria, as emergências estão muito precárias. Os profissionais estão exaustos, muitos sequer recebem salário no dia certo”, disse.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile