Ícone do site

Especialista diz que autoteste pode desafogar grandes centros de saúde

Moradores de Águas Claras enfrentam filas enormes para teste do Covid-19 no estacionamento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro). O 'drive-thru' é feito para testagem em massa do novo coronavírus e o atendimento realiza-se por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido sair do carro sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado o uso de máscaras faciais e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL)Carlos Eduardo Gouveia, disse em entrevista que  autoteste seria uma ferramenta importante para ajudar a desafogar centros de saúde em momentos de grande disseminação de doenças.

De acordo com o especialista a procura da população em farmácias e laboratórios por testes de Covid-19 foi um movimento que “não tinha como prever”. “Foram 87 mil testes feitos na última semana de novembro nas farmácias, contra 553 mil nas mesmas farmácias na primeira semana de janeiro”.

Assim, segundo ele, o uso do autoteste seria especialmente benéfico para pessoas sem sintomas, já que elas evitariam a exposição em ambientes de aglomeração, como postos de saúde e laboratórios.

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile