Esgotos de 4 capitais apresentam elevadas concentrações do novo coronavírus

De acordo com levantamento da Rede de Monitoramento COVID Esgotos; o novo coronavírus está presente em elevadas concentrações nos esgotos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.

Segundo o relatório, no Rio de Janeiro, os resultados de cargas virais no esgoto ainda não estão disponíveis; portanto, o cálculo se dá com base nas concentrações por litro. Além disso, o estudo mostra que em todos os dez pontos de monitoramento da Região Metropolitana, há mais de 50 mil cópias do vírus por cada litro de esgoto. Além disso, na estação do Leblon, Zona Sul da cidade, a situação está mais alarmante, com concentração chegando a cerca de 200 mil cópias por litro.

Por outro lado, nas outras três capitais há o resultado de cargas virais.  Em Curitiba, reghouve registro do aumento nas últimas quatro semanas. De acordo com o boletim, 12,6 trilhões de cópias do vírus, por dia; nas cinco estações de tratamento. Esse foi o segundo maior valor desde o início das medições, em março.

Além disso, em Belo Horizonte e em Brasília, o Boletim identificou redução da carga viral na última medição; contudo segue num patamar elevado. Em Belo Horizonte, foram 4,4 trilhões de cópias do novo coronavírus por dia.

Ainda segundo o levantamento, a capital brasileira apresentou uma carga de 7,7 trilhões de cópias do novo coronavírus por dia, nas oito estações de tratamento, que atendem a cerca de 80% da população do Distrito Federal. Essa é a menor carga do novo coronavírus desde o início do monitoramento, que chegou a registrar quase 200 trilhões de cópias diárias.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: De acordo com relatório da Fiocruz revela que a Pandemia vai se intensificar no Brasil nas próximas semanas
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.