Quem pensa que apenas acessórios como presilhas, tiaras e pompons podem provocar danos nos cabelos, pode estar enganado! Além dos acessórios que embelezam, as escovas e pentes sujos utilizados para pentear os cabelos ou até mesmo as madeixas, também danificam os fios e podem causar até mesmo doenças, já que favorecem a proliferação de microorganismos.
Portanto é bom ficar atento no tempo de uso das escovas e pentes e manter a higienização necessária a cada 15 dias – das cerdas – e não compartilhar com outras pessoas. Pois é! Não basta somente retirar os fios presos após cada escovação com ajuda de um pente ou com as mãos mesmo. É fundamental lavá-los. Os que frequentam salão de beleza, é importante ficar atento também aos cabeleireiros que devem higienizar sempre as escovas, após o uso em cada cliente. Afinal, os objetos acumulam restos de produtos, sujeiras e poeiras que se empilham nos fios ao longo do dia, deixando-os oleosas e susceptíveis à proliferação de bactérias.
Saiba como higienizar corretamente as escovas e pentes de cabelos:
– Retire com ajuda de um pente os fios de cabelos agarrados nas cerdas da escova – com cuidado para não danificar as cerdas.
– Lave a escova com cuidado para não danificar, de preferência, com shampoo neutro – aqueles infantis – ou sabão neutro, água corrente e esponja macia para que tanto a escova quanto os outros acessórios para cabelos não percam a cor ou função.
– Se a sujeira estiver impregnada, coloque de molho por 30 minutos.
– Por fim, enxágue a escova em água corrente e deixe os acessórios secarem naturalmente em local ventilado longe do sol. Evite também secá-los utilizando secador ou estufa, isso compromete a qualidade e função do acessório;
É importante ressaltar que as escovas para cabelo de madeira podem ser lavadas por inteiro, pois a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade. Já as escovas de cabelo metálicas devem ser enxugadas com pano limpo para evitar oxidação.