Pesquisa revela que 46% dos brasileiros não conhecem a esclerose múltipla. Dados comprovam que o desconhecimento da sociedade gera demora no diagnóstico, dificuldade em encontrar tratamento da adequado e preconceito em relação à doença.
São Paulo, agosto de 2017 – pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, encomendada pela Roche Farma Brasil, líder mundial em inovação e saúde, comprovou que 46% dos brasileiros não conhecem a esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica que atinge cerca de 35 mil pessoas no país e que não tem cura nem prevenção.
O desconhecimento é tanto que, ao serem questionados, quase ,metade dos entrevistados não soube relacionar nenhuma palavra à doença. A falta de debates sobre a esclerose múltipla e seus sintomas é um dos principais fatores que geram desinformação, o preconceito e ainda dificultam o diagnóstico precoce, importante para que a doença não se agrave.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, do dia 30.08. Patrícia Tosta conversou com o terapeuta e advogado, Bruno Amaral, Joana Philligret e com o colunista do saúde e cidadania Saúde no Ar, Ezequiel Oliveira. Ouça pela Rádio Excelsior AM 840 ou Rádio Web Saúde no ar com transmissão pelo facebook. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998.O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!
Ouça a entrevista na íntegra: