Esclerose Múltipla: desconhecida por 46% dos brasileiro.

agosto laranja - 30.08 - ailtonPesquisa revela que 46% dos Brasileiros não conhecem a esclerose mútipla dados comprovam que o desconhecimento da sociedade gera demora no diagnóstico, dificultando em encontrar tratamento adequado e preconceito em relação à doença.A pesquisa realizada pelo instituto datafolha, encomendada pela roche farma Brasil, líder mudial em inovação, em saúde, comprovou que 46% dos brasileiros não conhecem a escleros múltipla, uma doença neurológica crônica que atinge cerca de 35 mil pessoas no país e que não cura nem prevenção. O desconhecimento é tanto que, ao serem questionados quase metade dos entrevistados não soube relacionar nenhuma palavra à doença. A Falta de debates sobre a esclerose múltipla e seus sintomas é um dos principais fatores que geram desinformação, o preconceito e ainda deficultam o diagnóstico precoce, importante para que a doença não se agrave.

 A pesquisa também mostrou que a população se confunde quanto aos sintomas da esclerose, o que atrasa ainda mais o encaminhamento do paciente para o médico especialista responsável pelo diagnóstico e para o tratamento da enfermidade. Entre os entrevistados, 55% acreditam que os portadores de esclerose mútipla apresentam problemas de memória e 46% que o sintoma mais comum é dor de cabeça. No entanto, a realidade é outra: dentre os sinais que caracterizam a doença, os mais comuns são, alterações fonoaudiológicas – como fala lenta, voz trêmula e dificuldade para engolir – visão dupla ou embaçada, problemas de equílibrio e coodenação, sensação de queimação ou formigamento em parte do corpo e fadiga desproporcional à atividade realizada.

Grande parte dos brasileiros também não sabem qual faixa etária e sexo são mais atingidos. os dados da pesquisa comprovam que 39% acham que a doença acomete mais idosos, quando na verdade as primeiras manifestações acontecem mais ativa da vida, entre 20 e 40 anos. Além disso, 27% não sabem qual o sexo é mais prevalente e 25% acreditam que independe. Entretanto, a esclerose múltipla atinge principalmente mulheres em uma proporção de 2 diagnosticadas para cada homem afetado

O assunto foi tema  do Programa Saúde no Ar, do dia 30.08.2018. Patrícia Tosta conversou com o Neurologista Ailton Melo. O programa vai ao ar de segunada a sexta pela Rádio Excelsior AM 840 ou Rádio Web Saúde no ar com transmissão  pelo face-book. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998.O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!

Ouça a entrevista na íntegra.

Foto: Saúde no ar
Fonte: Internet
Redação Saúde no ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.