Inspirados no processo de fotossíntese, pesquisadores de Cambridge criaram um dispositivo flutuante, movido a energia solar, que converte água contaminada em combustível de hidrogênio limpo e água potável, oferecendo uma solução sustentável para crises globais de energia e água, usando princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O novo dispositivo beneficiará áreas com recursos limitados ou sem acesso à rede, pois pode funcionar com qualquer fonte de água aberta e não depende de fontes de energia externas.
No entanto, ao contrário das versões anteriores da “folha artificial”, que poderia produzir combustível de hidrogênio verde a partir de fontes de água limpa, este novo dispositivo funciona a partir de fontes poluídas ou de água do mar e pode produzir água potável ao mesmo tempo.
Os testes do dispositivo mostraram que ele era capaz de produzir água limpa a partir de água altamente poluída, água do mar e até mesmo do rio Cam, no centro de Cambridge.
“Nosso dispositivo ainda é uma prova de princípio, mas esses são os tipos de soluções que precisamos se quisermos desenvolver uma economia verdadeiramente circular e um futuro sustentável. A crise climática e as questões relacionadas com a poluição e a saúde estão intimamente relacionadas, e desenvolver uma abordagem que pudesse ajudar a resolver ambas seria uma mudança de jogo para muitas pessoas.”
Foto: Divulgação