Epidemia de dengue atinge interior de São Paulo

A cidade de Sorocaba, região metropolitana de São Paulo, passa por uma epidemia de dengue e se encontra em estado de emergência sanitária. Os pacientes que apresentam os sintomas da doença estão lotando as unidades básicas de saúde do município. 547 casos de dengue já haviam sido confirmados até a última quarta-feira (28). Em relação ao ano passado, até essa data o número de ocorrências da doença já ultrapassou a quantidade de 2014. Em torno de 100 pacientes com suspeita de dengue aguardavam até três horas para terem uma consulta com o infectologista no posto de saúde da zona leste nesta segunda-feira (02). Pela ausência de acomodação, pacientes ficaram em pé aguardando o atendimento.

A crescente nas ocorrências da doença estão fazendo com que médicos, enfermeiros e auxiliares não deem conta da demanda. Pessoas que entram nas dependências às 8h, estão sendo liberadas por volta das 16h, depois de passar por consulta, entregar amostras para exames, tomar remédio e cumprir um longo procedimento, já que a dengue é de notificação obrigatória. No município, equipes atuam no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, em várias frentes, com destaque em bairros das regiões norte e oeste, onde a quantidade de casos é maior.

A vigilância epidemiológica de Presidente Prudente, no extremo oeste do Estado de São Paulo, afirmou as quatro primeiras ocorrências da doença de 2015, o que comprova que a dengue já alcançou todas as regiões de São Paulo. 27 pacientes esperam os resultados de exames e existem 88 novas notificações. A velocidade na proliferação do vírus coloca a cidade em alerta.

Em Sorocaba, foram registrados sete falecimentos com diagnóstico de dengue, ausentando ainda a comprovação por exames laboratoriais – três em Guararapes, duas em Catanduva, uma em Lins, outra em Marília. As cidades de Guararapes e Catanduva estão consideradas em estado de emergência. Além do município da região metropolitana de São Paulo, também decretaram emergência Paraguaçu Paulista e Penápolis.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.