Categories: Alimentação

Envelhecimento – Alimentação e qualidade de vida

Com o aumento da expectativa de vida, estamos vivendo cada vez mais, e para que esse envelhecimento venha acompanhado de saúde e qualidade de vida é necessário cuidar da alimentação.

Algumas características comuns do envelhecimento, como a diminuição do paladar e na dificuldade de mastigação, influenciam nos alimentos escolhidos para as principais refeições. Essas características favorecem a escolha de alimentos mais doces ou salgados e com menos proteínas, devido a dificuldade de mastigação.

Porém é necessário se atentar as quantidades de proteína, pois uma alimentação com pouca proteína favorece o desenvolvimento de sarcopenia, que é uma doença muscular relacionada a diminuição de força e massa muscular. Essa doença está relacionada com a capacidade do idosos de realizar atividades diárias, como levantar, ir as compras, tomar banho entre outras tarefas, diminuindo a independência do idoso e sua qualidade de vida.

Dessa forma a alimentação do idoso deve garantir quantidades suficientes de proteínas, alguns exemplos de alimentos que são ricos em proteínas são os ovos, carne, peixe, frango, leite e derivados. Além da proteína o consumo de alimentos ricos em antioxidantes e gorduras boas, como nozes, castanhas, frutas e verduras, é essencial para suprir as demandas de nutrientes do corpo. É necessário também evitar alimentos ricos em açúcar e sódio, como alimentos ultraprocessados (salgadinho, sucos de caixa, refrigerantes, comida pronta congelada) dando preferência a alimentos naturais. Para idosos que possuem dificuldade de mastigação existem técnicas de preparo que deixam a comida mais macia, como por exemplo o cozimento das carnes, purês, carne moída, frango desfiado entre outras estratégias que podem facilitar a mastigação.

O envelhecimento não é sinônimo de adoecimento, cuide da sua saúde e alimentação para envelhecer com qualidade de vida.

 

Giesy Ribeiro
Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo

 

Atua na área clínica

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Share
Published by
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

10 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

12 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

13 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

16 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

16 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

16 horas ago