Entrega de repelentes para gestantes de Salvador

Começa nesta quarta-feira (22), em Salvador a distribuição de repelentes para gestantes cadastradas no Bolsa Família. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os produtos serão distribuídos na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, exclusivamente das 13h às 17h.

Para facilitar o acesso das beneficiárias, foi criada uma programação de atendimento de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão do Bolsa Família do titular do benefício.

As gestantes deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua). As mulheres que não estiverem sendo acompanhadas no pré-natal, serão encaminhadas para acolhimento nas unidades da rede municipal, mas isso não invalida o recebimento dos repelentes, segundo Luria.

Os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças. Na capital baiana, quase 5 mil mulheres têm direito a receber o repelente.

Programa- O Ministério da Saúde prevê a entrega de mais de 109 mil repelentes por mês, tendo o Diethyl Toluamide (DEET) como substância ativa, que oferece proteção por até 10 horas contra insetos como Aedes aegypti, Culex e Anopheles aquasalis, de até 10 horas.

Os municípios baianos que recebem a maior quantidade são Salvador (9.810), Feira de Santana (2.904), Juazeiro (2.104), Vitória da Conquista (2.032), Itabuna (1.150), Jequié (1.236), Ilhéus (1.108), Porto Seguro (1.090), Lauro de Freitas (1.068) e Barreiras (1.046). Para a retirada, as 417 secretarias municipais de saúde devem apresentar à Central Farmacêutica da Bahia (Cefarba) os mesmos documentos solicitados para entrega de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.