Notícias

Entra em vigor novas regras para produção de presunto

Entrou em vigor nesta terça-feira (2), as mudanças nas regras de produção de presuntos no Brasil. Essa é a primeira vez em 20 anos que alteram a regulamentação de produção. Os estabelecimentos registrados no Mapa terão o prazo de um ano para se adequarem às condições previstas na portaria.

Anteriormente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) havia publicado em 18  de abril a Portaria nº 765 que aprova o novo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do presunto cozido. Bem como, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e do presunto cozido de aves.

As novas regras aplicam-se aos tipos de presunto cozido produzidos e buscam conferir uma identidade aos produtos, garantir a segurança e inocuidade, bem como padronizar entendimentos e atender às demandas do setor produtivo.

Entre as melhorias, estão a definição de 25% como limite máximo de colágeno presente em relação à proteína total do produto final. Para o presunto cozido de aves, a quantidade de colágeno em relação à proteína total deverá ser de no máximo 10%.

Além disso, na fabricação, as regras de moagem da matéria-prima cárnea passam a ser de no máximo 10% para o presunto cozido e de no máximo 5% para o presunto cozido tenro. Já para o presunto cozido superior, não é permitida a moagem da matéria-prima. Essa medida busca padronizar entendimentos e manter a identidade do produto tradicional.

De acordo com o documento, outra mudança está na atualização do mínimo de proteína de 14% para 16% e relação umidade/proteína máximo de 5,35 para 4,8 para o presunto cozido. Para o presunto cozido superior e o presunto cozido tenro os parâmetros físico-químicos não foram alterados.

Já os parâmetros físico-químicos para o presunto cozido de aves foram definidos como proteína mínima 14%. Bem como, carboidratos máximo 2% e relação umidade/proteína máximo 5,2.

Os presuntos cozido; cozido superior; e cozido tenro são produtos cárneos obtidos exclusivamente de cortes íntegros de pernil suíno. Já o presunto cozido de aves é o produto cárneo obtido exclusivamente de carnes do membro posterior de aves desossadas, moídas ou não.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

3º Encontro de Filarmônicas encerra programação cívica do 2 de Julho

Atração incorporada aos eventos comemorativos da Independência do Brasil na Bahia, o Encontro de Filarmônicas…

2 minutos ago

Novo medicamento retarda progressão do Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), agência federal de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos…

10 minutos ago

Ministra da Saúde anuncia novo edital para o Mais Médicos

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos…

11 horas ago

Amazonas – MP determina padronização do recebimento de denúncias de violência obstétrica

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde…

19 horas ago

Anvisa aprova nova indicação de tratamento para pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC)

Cerca de 1 milhão de brasileiros com a condição poderão contar com mais uma terapia…

22 horas ago

MPF condena ex-prefeita de Pombos -PE por desvio de R$ 1,2 milhão destinados a construção de creche

Após ação do MPF, ex-prefeita de Pombos (PE) é condenada por desvio de R$ 1,2…

1 dia ago