Entidades convocam ato nacional em defesa do piso da enfermagem

Durante uma reunião extraordinária,  entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem,  convocaram os profissionais da categoria a realizar atos de rua na próxima sexta-feira (9/9), em todas as capitais, das 11h às 14h, em defesa do piso salarial da categoria.

A ação foi depois que o ministro Luis Barroso do STF, suspendeu a  Lei n. 14.434/2022, que instituiu o piso salarial da profissão,  entidades nacionais

Além da convocação do ato, as entidades que compõem o fórum defendem a promoção da reunião do grupo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de realizar mobilizações em redes sociais para discutir e pedir celeridade aos projetos que apontem fontes de financiamento para a saúde.

A decisão do ministro Barr0so foi atendendo a a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), que pediram a suspensão da nova legislação para criar o piso de enfermeiros em R$ 4.750; 75% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe