Após 33 anos de serviços prestados à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o servidor Enéas Miguez, aluno de EaD, vê o seu sonho de concluir a graduação em Administração Pública se aproximar da realização.
No último dia 15 de maio, o Conselho Universitário (CONSU) da instituição, visando fortalecer o ensino a distância na UNEB, aprovou por unanimidade o projeto de criação e implantação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da UNEB.
Isso significa que a Universidade terá, a partir de agora, um setor responsável para acompanhar e regulamentar todas as iniciativas ligadas à educação a distância na Universidade. A consolidação dessa modalidade de ensino na UNEB é um processo em curso, fruto do esforço coletivo da Equipe Central de Gestão Universitária, que trabalhou intensamente para atender uma demanda antiga dos profissionais que atuam nessa área e dos estudantes, a exemplo do servidor Enéas Miguez.
Projeto Coletivo
Conforme a professora Kathia Marise B. Sales, coordenadora da UNEAD na instituição, a estrutura da nova unidade foi pensada por uma comissão de docentes especialistas na área, nomeados pela Reitoria para a construção da proposta.
As decisões e acompanhamento das atividades de EaD na Universidade, tais como desenvolver, assessorar e acompanhar as atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, serão compartilhadas com todas as instâncias da instituição, em especial com as Pró-Reitorias Acadêmicas e os Departamentos. “Essa articulação é um dos princípios que consta no projeto de criação dessa unidade”, explica a coordenadora.
Entre as primeiras ações da UNEAD estão coordenar a construção da política de EaD da UNEB, a partir de discussões firmadas com a comunidade acadêmica, e sistematizar os processos e regulamentar as atividades de EaD desenvolvidas na universidade.
A UNEB já possui pesquisas e professores capacitados na área de tecnologia, muitos destes vinculados aos programas de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), além da experiência na oferta do ensino a distância na graduação, pós-graduação e extensão.
Uma Universidade Multicampi
Uma das principais características da UNEB é a sua natureza multicampi. Presente em todos os territórios de identidade da Bahia, a instituição possui 29 departamentos espalhados em 24 cidades. Com o Ensino a Distância, a UNEB está presente em 36 municípios.
Baseada na Resolução 933/2012 do CONSU, a UNEAD vai trabalhar para fortalecer o sistema de nucleação dos polos, com objetivo de facilitar a vida de quem estuda fora de Salvador. Conforme a resolução, cada polo está vinculado a um dos 29 departamentos, permitindo que estudantes e professores possam solicitar serviços, como expedição de histórico escolar, ao departamento mais próximo.
De acordo com a coordenação da nova unidade, a UNEB é a instituição pública que oferece o maior números de cursos e vagas em EaD na Bahia. Hoje, a UNEB possui cerca de 5 mil estudantes matriculados em cursos EaD, além da oferta semipresencial nos cursos presenciais.
Cursos
Ainda esse ano, A UNEB vai oferecer a nova especialização interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades, além de novas vagas nos demais cursos de especialização.
Diversos projetos de extensão também estão em fase de planejamento e articulação com órgãos de fomento. A expectativa da coordenação da UNEAD é que as demandas por ensino a distância sejam atendidas à medida que a estrutura de EaD na Universidade for fortalecida e as articulações de fomento forem implementadas.
Processo de seleção.
Ainda este ano serão abertas inscrições para o processo seletivo de ingresso aos doze cursos de graduação com início para 2015.1, em diferentes municípios do estado da Bahia, totalizando 2.665 vagas.
Universidade Aberta
A UNEB está vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O UAB é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integrado por universidades públicas. O sistema oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância.
O primeiro curso de graduação a distância oferecido na UNEB foi o curso de Bacharelado em Administração Pública, iniciado em 2006. A partir de 2009, foram mais 12 cursos de graduação e cinco pós-graduações lato sensu e diversos cursos de extensão.
Em 2010, os cursos presenciais de graduação da UNEB puderam iniciar a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial. Conforme regulamentação do Ministério da Educação (MEC), até 20% da carga horária total de cada graduação pode ser oferecida dessa forma.
Fonte: UNEB