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Engenheiro descobre óculos para daltônicos

A tecnologia dos óculos para daltônicos desenvolvidos pelo engenheiro de materiais Don McPherson funciona através da colocação de uma banda de absorção nas lentes que captura a luz, deixando passar apenas o suficiente para sensibilizar os fotoreceptores e corrigir defeitos na visão.

A descoberta ocorreu praticamente por acaso: durante uma partida de frisbee com um amigo, em Santa Cruz (EUA), McPherson descobriu que uma de suas criações era capaz de corrigir a percepção de cores de daltônicos, como conta reportagem publicada no site “Smithsonian.com”.

McPherson é especialista em pesquisa de lentes e, no momento da partida, usava um par de óculos que havia desenvolvido para médicos utilizarem em cirurgias a laser. O objeto permitia aos cirurgiões diferenciar claramente o sangue dos tecidos durante seus procedimentos, porque as lentes eram capazes de absorver grande quantidade de luz.

Por causa do efeito das lentes na visão e devido ao design atraente que os óculos possuíam, tanto cirurgiões quanto o próprio McPherson começaram a usar os óculos fora do ambiente de trabalho, substituindo os óculos de sol. Segundo afirma, “as lentes faziam com que todas as cores parecessem incrivelmente saturadas. Faziam o mundo parecer muito brilhante”.

O ano era 2005 e , durante o jogo, o amigo de McPherson, que tem daltonismo, pediu os óculos emprestados, por mera curiosidade. Ao colocá-los no rosto, espantou-se com o que viu. “Consigo enxergar os cones!”, disse, referindo-se aos cones de trânsito laranjas que estavam na rua. Pela primeira vez, ele conseguia distinguir as cores do cone das cores da grama e do concreto ao redor.

Diante do deslumbramento do amigo com os óculos no rosto, a conclusão de McPherson foi rápida. As mesmas lentes usadas para absorver as cores do raio laser poderiam ser usadas para outro propósito: corrigir a luz para que daltônicos pudessem enxergar cores.

Após a descoberta, ele começou a pesquisar o daltonismo, algo sobre o qual sabia muito pouco. O passo seguinte foi conseguir uma autorização de institutos nacionais de saúde dos EUA para a realização de testes clínicos. Hoje, McPherson e dois colegas, Tony Dykes e Andrew Schmeder, possuem uma empresa especializada na fabricação desses óculos, a EnChroma Labs, que agora produz lentes de policarbonato entre US$ 325 a US$ 450 (R$ 936 a R$ 1.746). Os criadores afirmam que estão constantemente experimentando novas interações.

McPherson explica que todas as pessoas têm três tipos de fotoreceptores nos olhos, também conhecidos como cones, que são sensíveis ao azul, verde e vermelho. O azul opera de forma relativamente independente, enquanto os cones vermelhos e verdes podem se sobrepor, o que afetaria a percepção de certas cores.

Por exemplo, se 10 fótons (partículas de radiação eletromagnética, o que inclui a luz) sensibilizam o cone vermelho e 100, o cone verde, o objeto visto parece mais verde. Já no caso de um número igual de fótons alcançar os cones vermelhos e verdes, a cor percebida seria amarelo. Um problema surge quando a percepção dos cones de vermelho-verde se sobrepõe em demasia, situação que é verificada em 99% dos casos de daltonismo. Assim, num cenário de cores próximas, em vez de amarelo, o indivíduo percebe pouca ou nenhuma cor.

O oftalmologista do Cema Hospital Especializado de São Paulo, Leonardo Marculino, afirmou que, apesar de não conhecer a tecnologia, ela deve ajudar quem tem graus leves da doença. “Nos casos mais leves, o paciente ainda consegue identificar que tal cor é tal cor, pela repetição, mesmo vendo uma cor diferente. Por isso, se certos filtros forem usados, provavelmente ele conseguirá ver a cor correta”, explicou. Marculino acredita que em níveis mais graves, a técnica não surtiria efeito. “Nesses casos, os pacientes enxergam cores diferentes a todo momento. Uma hora ele acha que é vermelho, outra hora verde, outra marrom. Não há um padrão, então não há como corrigir”, diz.

Alguns usuários em quem os óculos funcionam descrevem a mudança representada pelo uso das lentes. “É muito estranho ver as coisas de forma diferente, pela primeira vez em 45 anos. Estou ansioso para ver o meu primeiro arco-íris”, diz Marc Drucker, um dos clientes da marca. Porém, o recurso foi capaz de resolver o problema na visão de cerca de 80% dos clientes.

Fonte: UOL
A.V.

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Jorge Roriz

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