A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana realizou o I Simpósio sobre Hipertensão Arterial no Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, na última terça-feira (26).
O objetivo do evento foi traçar medidas para alcançar as metas pactuadas pelo Município junto ao Ministério da Saúde, reunindo enfermeiros das unidades municipais de saúde no auditório Dr. João Batista de Cerqueira.
Foram discutidas, entre outras coisas, estratégias sobre o atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão na cidade. Constatou-se que mais de 13% da população feirense tem hipertensão, contabilizando mais de 60 mil pessoas.
Capacitar esses profissionais para que possam prestar uma assistência qualificada aos pacientes hipertensos e diabéticos está no foco da pasta. A pressão alta é um dos fatores de risco para o AVC (Acidente Vascular Cerebral) – apontada como a segunda maior causa morte no país.
A capacitação visa fortalecer a Atenção Básica para que se possa reduzir o número de pacientes com complicações da doença. Outro dado apresentado é que 80% dos atendimentos nas policlínicas têm sido de pacientes com complicações da hipertensão.
Fonte: Secom Feira de Santana
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre