Com a pandemia de covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 acontecerá no inicio de 2021; além disso, o será a primeira que que parte dos estudantes fará a prova na versão digital; ainda assim será possível usar o resultado para concorrer a vagas no ensino superior.
De acordo com o Inep; instituto responsável pelo Enem, é que o exame se torne totalmente digital até 2026. Contudo, discussões a respeito do tema acontecem desde 2016. Contudo; no próximo exame as mudanças começaram a entrar em pratica; com 100 mil candidatos realizando o exame digital de forma piloto. Por outro lado, os demais inscritos usaram a prova convencional em papel. Ao todo, o Enem teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas; de acordo com a instituição.
“Os participantes podem ficar tranquilos. Toda a estrutura que estamos preparando para o Enem digital vai seguir a mesma qualidade da aplicação regular, que é a aplicação em papel” disse o diretor do Inep
Além disso, segundo o órgão, assim como os demais itens do Enem; que passam por testes em escolas em todo o país para que seja verificada a dificuldade e mesmo se o item é capaz de medir o conhecimento dos estudantes; todos os itens do exame digital também foram testados.
Futuro do Enem
Desde a aprovação do chamado novo ensino médio; as escolas de todo o país estão adequando a um formato que pretende aproximar os conhecimentos adquiridos em sala da vida dos estudantes; dessa forma, permitindo melhor escolha nas áreas de estudo que têm mais afinidade. Com o novo plano de formação; uma parte do currículo comum e outra direcionada a um itinerário formativo; escolhida pelo próprio aluno, cuja ênfase poderá ser em linguagens; matemática, ciências da natureza; bem como ciências humanas ou ensino técnico.
Dessa mesma forma, Enem ganhará nova cara para que possa melhor avaliar esse estudante. De acordo com o Inep a questão ainda está sendo estudada. Com a pandemia, a implementação do novo ensino médio poderá ser adiada. A expectativa é que apenas em 2024 seja possível avaliar os conhecimentos adquiridos nos itinerários formativos.
Enem Seriado
Outra mudança que iniciará no próximo ano será o Enem Seriado. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que passa a ser anual e, para os estudantes do ensino médio podendo utiliza-lo para ingresso no ensino superior. Em 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio participaram do exame. Em 2022, os estudantes do 1º e 2º ano e assim, sucessivamente. Quando concluírem o ensino médio, os alunos poderão usar as notas do 1º, do 2º e do 3º ano para pleitear uma vaga na universidade.
Dessa forma, a avaliação de língua portuguesa e matemática, no 1º e 2º ano e, no 3º ano, as demais áreas do conhecimento e, a partir de 2024, também os itinerários formativos no último ano do ensino médio. O Inep deverá divulgar uma matriz de referência em fevereiro de 2021.
Cuidados na pandemia
Por conta da pandemia, as provas na versão impressa estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Inep serão obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame,; além do distanciamento dos demais candidatos.
Por ocorrer em meio a pandemia, o exame terá outra particularidade. Participantes diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa; como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. Dessa forma, o atestado médico pode ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a confirmação da infecção aconteça no dia do exame; o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.