No próximo domingo (09) e no seguinte, dia 16, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá reaplicação; para os candidatos que fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); órgão responsável pela prova. Contudo, os casos que valem a reaplicação são específicos e não valem para todos os candidatos.
De acordo com o Inep, entre as situações elegíveis para a reaplicação estão: os candidatos que não fizeram as provas em novembro de 2021; por estarem com sintomas de doenças contagiosas, como a covid-19; que tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura; bem como aqueles que tiveram ocorrências que impossibilitaram a realização do exame na data destinada a todos os candidatos.
Assim, para verificar o estados do pedido de reaplicação e conferir caso tenha sido aprovado pelo Inep, o candidato deve acessar a página do Participante para verificar a disponibilidade do cartão de confirmação. Além disso, nos dias 9 e 16 de janeiro, o exame também terá reaplicação para presos; menores que cumprem medida socioeducativa e candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020.
[…] assim, há agendamento de aplicação para os próximos domingos (9 e 16 de janeiro), para aqueles que tiveram isenção deferida na edição anterior mas não compareceram por medo […]