O encontro “Repensando as Práticas em Saúde Mental através do QualityRights”, acontece nesta quarta-feira (1º), no auditório do Hospital Juliano Moreira, na capital baiana. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab e tem como objetivo apresentar a devolutiva do projeto realizado, de 1º de dezembro de 2011 até 30 de novembro de 2014, pela Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau (AIFO), organização não governamental italiana, financiada pela União Européia.
A Bahia foi contemplada pela ONG internacional, o único estado do Brasil, para a utilização do instrumento de avaliação elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Qualidade/Direitos (Quality/Rights – QR).
Construir iniciativas-piloto de Saúde Mental em cinco países como Brasil, Egito, Indonésia, Mongólia e Libéria é a proposta do projeto. No Brasil, o Projeto teve como objetivo realizar Diagnóstico Situacional em duas instituições de Saúde Mental da Bahia (CAPS III Alagoinhas e Hospital Juliano Moreira), a partir de entrevistas, observações e análise documental.
L.O.