Empresa desenvolve despertador para surdos

Um despertador eficiente e com preço acessível, foi desenvolvido para portadores de necessidades especiais – auditiva, no Brasil. O dispositivo criado pelo administrador Raul Ribeiro, da empresa Orpa Eletronics, tem como objetivo fazer com que os deficientes auditivos não percam o horário e/ou seus compromissos. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o administrador, a ideia de criar o dispositivo surgiu quando recebeu a visita de um amigo de infância, quer é surdo. Ribeiro destaca que muitos surdos acabam utilizando o celular na função alarme e colocam embaixo do travesseiro para acordar com a vibração do aparelho. Ele ainda salienta que esse critério muitas vezes não é eficaz e não faz bem à saúde, devido os celulares mais atualizados não possuírem uma vibração muito forte.

O novo dispositivo foi intitulado como “Wake Up Deaf”, Acorda Surdo, em inglês. Outros produtos similares já existem também no mercado, entretanto, são importados e caros, custando aproximadamente R$ 150. O dispositivo brasileiro pode custa em média de R$ 80. O dispositivo está em fase de finalização, com o desenvolvimento do aplicativo para conectá-lo ao celular. Agora, os idealizadores buscam parcerias para produzir aparelhos em larga escala.

Segundo a presidente da Associação dos Surdos do Ceará, Silvia Helena Mota, muitos surdos acordam várias vezes durante a noite, e em casos de viagem, preferem não dormir para não perder o horário.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

8 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago