Em tempos de crise e dificuldade econômica, inovação e estratégia podem ser palavras-chave para quem quer driblar a crise e ter mais oportunidade no mercado. O empreendedor pode ser definido como aquele que dá início a uma organização, que identifica oportunidades, prepara-se e reúne os recursos necessários, sejam estes humanos, financeiros ou tecnológicos, para concretizar sua ideia.
No cenário da saúde não é diferente, o empreendedor deve insistir, persistir e buscar alternativas para chegar aos seus objetivos e provar suas teorias. Os profissionais da área da saúde geralmente não são formados para o empreendedorismo, e menos ainda motivados para buscar soluções, ciar modelos alternativos e inovar. Em geral as faculdades de saúde focam na formação assistencial, alguns casos em pesquisas científicas, e raramente em gestão, inovação e empreendedorismo.
Com isso, muitos profissionais da área da saúde, que nascem com essa inquietude empreendedora, acabam se desmotivando, sentindo-se sozinhos, incompreendidos, como agulha no palheiro e terminam por se acomodar ao sistema, perdendo seu espírito e esquecendo sua essência.
Para o Colunista Internacional e Fundador da BBOSS (Boutique de Investimentos & Inovação Internacional), Eduardo Platon, o empreendedorismo de oportunidade, quanto o de necessidade tem crescido muito no Brasil. “O brasileiro é empreendedor por natureza, e nós acreditamos que uma das saídas que o país têm para essa crise é justamente adotar uma tela mental empreendedora, onde as pessoas possam de fato serem responsáveis por seus próprios negócios” disse o colunista.
Sobre o receio dos profissionais em empreender ele falou. “O grande desafio das pessoas é decidir se deve trabalhar para outras pessoas ou se nós devemos trabalhar para nós mesmo. Mas isso é uma questão individual de cada um. Hoje em dia quando somos protagonistas da nossa carreira, isso aumenta de fato a possibilidade de conseguir uma felicidade profissional, mesmo lidando com dificuldade da vida empresarial, que não são poucos, mas também ele lida com a flexibilidade de agenda, com a oportunidade de construir seus compromissos, tendo uma visão de curto, médio e longo prazo. Então, para mudar essa cultura, a pessoa deve redefinir e ver qual plano de vida em carreira elas querem para ter”, explicou.
Oportunidade
Eduardo Platon ministra o 1º Seminário de Inovação Publica e Estratégica que vai acontecer no dia 5 de maio, às 14h, no auditório do hotel Hangar Business Park , em Salvador. O evento contará ainda com as presenças do deputado federal e escritor , Joaci Gões, Collin Speniey de nacionalidade neozelandesa e fundador do Instituto Pérola e o administrador de empresa, Ângelo Veiga.
Dia: 05 de maio de 2016
Horas: às 14:00h
Local: Hangar Business Park, auditório NOVOTEL.
Avenida Luís Viana Filho (Paralela).
Ouça a entrevista completa com Eduardo Platon nas Rádios Excelsior AM 740 e Saúde no Ar.
Redação Saúde no Ar*
João Neto