Em Portugal, Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, estabelece intercâmbio com Santa Casa de Porto-Portugal

O Provedor da Santa Casa de Porto Dr. Antônio Manuel Tavares e Diretor do Museu da Igreja da SCMP Pedro Nunes recebeu em audiência no dia 11 de outubro/22, o Provedor da Santa de Cachoeira Luiz Antonio Araújo (Lu Cachoeira), e o Presidente da Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda de Cachoeira Aldo Figueiredo, tratando de intercâmbio cultural e experiências sociais práticas na assistência à saúde.

A delegação da Santa Casa de Cachoeira ficou impressionada com o valioso acervo do Museu da Misericórdia de Porto, destacando a existência de um studio/ateliê próprio restaurando as obras artísticas sacro.

Instalado na Igreja da Misericórdia, o museu expõe valiosos manuscritos históricos, religiosos e musicais para além de peças de pintura e escultura, divulgando, assim, o rico património da Instituição.

Durante à audiência os representantes institucionais trocaram importantes conteúdos sobre a história das duas Santas Casas das Misericórdias e também da influência portuguesa na origem da Irmandade D’Ajuda. Na oportunidade, o Provedor Luiz Araújo ressaltou a influência do cientista humanista português do Porto Agostinho da Silva quando esteve no Brasil com moradia em Cachoeira.

Os Provedores Luiz Antônio Araújo e Antônio Manuel Tavares irão preparar uma agenda de atividades tanto em Cachoeira-Bahia-Brasil como em Porto-Portugal, também envolvendo a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia – FESFBA.

A visita empolgou Luiz Antônio Araújo e Aldo Figueiredo para implementar o projeto de restauração da Igreja e acervo artístico sacro e documentação da Santa Casa de Cachoeira, criando o Centro Memorial Cultural da histórica instituição e o quase tri centenário Hospital São João de Deus com 293 anos.

As obras do complexo de energia eólica devem durar cerca de 18 meses, sob responsabilidade da Allonda Energia, que trará 300 vagas de emprego, sendo 70% dessas para moradores da região.

Ainda segundo a Allonda, para o desenvolvimento do novo complexo de energia eólica no Ceará, a empresa será responsável pelas obras civis para a terraplanagem, fundações dos aerogeradores, áreas de acesso Bem como, o prédio administrativo para operação e manutenção, além da montagem de toda a infraestrutura eletromecânica, que transforma e encaminha a energia eólica gerada até a concessionária responsável pela distribuição.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe