Ações de combate a dengue

O programa Saúde No Ar comandado por Patrícia Tosta recebeu na terça-feira (06/12) a Diretora em Ações De Saúde Pública da Secretária Municipal da Saúde, Isabel Guimarães, e terá como tema Ações de Combate A Dengue.

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês  de outubro, apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) na capital passou de 1,4% (março/2016) para 2,3%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, cerca de dois apresentaram focos do mosquito. O estudo revelou ainda que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas e bebedouros de animais.

De acordo com o levantamento, Salvador permanece em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya, e o poder público pede à população para contribuir na redução desse índice. O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O programa Saúde No Ar vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10 às 11h, pela Rede Excelsior de comunicação: AM840, AM Recôncavo 1.460 e FM 106.1 e também pela Rádio Saúde no ar, (aplicativo gratuito). A participação dos ouvintes acontece pelo WhatsApp 9-96813998 ou pelo telefone (71) 3328-7666.

O Projeto Saúde No Ar é desenvolvido por profissionais das áreas de saúde e comunicação é uma iniciativa para a promoção da saúde entendida não apenas como ausência de doença, mas como “um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual”. Produzimos informação e formação com e para os profissionais e usuários dos serviços de saúde assim como para todos que entendem que saúde é um bem que precisa ser preservado.

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.