Em Altamira/PA foi realizada a IV Conferência Nacional de Saúde Indígena

Indígenas de 10 etnias, trabalhadores, gestores e prestadores de saúde, participaram entre os dias 10 e 12 de dezembro, da Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), Etapa Distrital de Altamira (PA)..

No primeiro dia de conferência (10) cada um dos temas foram debatidos em diferentes mesas temáticas por especialistas, trabalhadores e participantes.

JNa terça-feira (11), os presentes se dividiram em grupos de trabalhos e refletiram  sobre todos os temas, propostas e demandas. ,

Dia  (12) ocorreu a leitura das propostas aprovadas nos grupos de trabalho, a eleição dos delegados para a etapa nacional da VI CNSI e a leitura de moções.

Durante abertura da Conferência, o coordenador distrital de saúde indígena de Altamira, João Caramuru, reforçou que as 75 aldeias indígenas de seis diferentes municípios atendidas pelo Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) participaram ativamente das etapas locais em preparativo a essa etapa. “É um evento da maior importância, porque vamos discutir demandas e ações que nortearão a saúde indígena no país para os próximos anos. A nossa perspectiva é que saiam daqui propostas de âmbito nacional que possam trazer de modo efetivo, questões, soluções e a formulação de políticas públicas para melhorar a saúde indígena”, ponderou.

Já a representante da Secretaria Especial de saúde Indígena (SESAI) e coordenadora da Comissão de Infraestrutura da VI CNSI, Eva Patrícia Alvares Lopes, ressaltou  “Este momento e a nacional só serão possíveis pelo empenho de vocês. Desde o começo, da ideia de discutir a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI); passando pela construção dos documentos que estão trabalhando nas etapas locais, até a elaboração do texto base; tudo foi feito pelos próprios indígenas. Nós da SESAI nos sentimos privilegiados por poder compartilhar este momento com todos vocês”, enfatizou

Presidente do CONDISI e secretário geral da VI CNSI, Uwira Xakriabá, avalia que as conferências locais e distritais proporcionam a oportunidade de discutirem os principais problemas, gargalos e perspectivas da saúde indígena no Brasil, por meio do aprimoramento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Fonte: MS

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.