O Ministério da Previdência Social, revelou que a Hérnia de disco e dor lombar estão no primeiro e segundo lugar das doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) no Brasil em 2023.
Recebem o beneficio pelo INSS quando o trabalhador que precisa ficar afastado do serviço por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, é necessário passar por uma perícia médica.
De acordo com a pasta, mais de 2,5 milhões de trabalhadores conseguiram esse benefício em 2023. A hérnia de disco está no topo do ranking, como a causa do afastamento de 51,4 mil beneficiários.
Além disso, o ranking do órgão traz dor na lombar na segunda posição, com 46,9 mil trabalhadores afastados. O mioma uterino, com 41,8 mil concessões, seguido por fratura no punho, com 39,6 mil.
Também estão nas primeiras 50 posições pedra na vesícula, episódios depressivos, ansiedade, apendicite, AVC e infarto.
Em comparação com 2022, o número de trabalhadores com hérnia de disco (CID M51.1) cresceu 68%. Naquele ano, a doença ocupava a quarta posição na lista e 30,6 mil benefícios foram concedidos aos trabalhadores por esse motivo.
Foto: Pixabay