Portal Saúde no Ar



Em 20 anos produção agropecuária neutra em carbono pode se tornar possível

De acordo com pesquisa realizada em parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Imaflora e o SEEG/Observatório do Clima; a produção agropecuária na Mata Atlântica pode se tornar neutra em carbono dentro de 20 anos a partir de restauração florestal; bem como com odesmatamento zero e práticas de baixo carbono.

Para isso, o pesquisadores informaram que as metas de redução das emissões de gases-estufa podem acontecer com a restauração de 15 milhões de hectares de florestas; alta produção de alimentos e geração de empregos.

Assim, a analise revela que o setor de uso de terra da Mata Atlântica; tem potencial de diminuir as emissões totais do bioma em até 6,28 GtCO2e entre 2005 e 2050. Contudo, o estudo mostra que os estados, principalmente os que concentram 91% do total bioma; como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul devem priorizar a substituição do uso de combustíveis fósseis por renováveis.

Além disso, para o objetivo ser cumprido devem seguir as metas de combate ao desmatamento; adoção da agricultura de baixo carbono com a recuperação de pastagens e solos degradados e pecuária mais eficiente; bem como a restauração florestal e criação de áreas protegidas.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.