O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia em bebês, e do vírus causador da febre chikungunya. Para combater esse mosquito, causador de tantas doenças é preciso que toda população esteja atenta a algumas dicas para evitar a sua proliferação.
Como eliminar focos:
1 – Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
2 – Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
3 – Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.
4 – Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
5 – Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
6 – Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
7 – Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
8 – Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.
9 – Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
10 – Manter bem tampados tonéis e barris de água.
11 – Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.
12 – Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.
13 – Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
13 – Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
Essas dicas foram elaboradas pela Secretaria de Saúde do Estado do Espirito Santos.