Categories: Boas Notícias

Elevador ganha iluminação rosa

Um dos monumentos históricos mais importantes da capital baiana, o Elevador Lacerda está com iluminação cênica na cor rosa durante todo este mês, como parte da programação especial da campanha nacional Outubro Rosa. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura realiza na cidade a fim de conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero.

A titular da Semop, Rosemma Maluf, destacou que o objetivo é atrair os olhares da população para esta causa. “A decisão da secretaria de aderir à campanha também parte da sensibilidade de que nós, mulheres, entendemos e convivemos com esse problema, temos amigas e parentes que passaram ou passam por isso e o diagnóstico precoce pode ajudar a salvar vidas. O Elevador Lacerda é um monumento que tem referência até internacionalmente e qualquer mudança, como na iluminação, desperta a curiosidade das pessoas e incentiva a busca por informações”, explicou a gestora, destacando que o autoexame é um gesto muito importante para ajudar no diagnóstico precoce.

Além da iluminação especial, os soteropolitanos que passaram pelo monumento na última terça-feira (4) puderam conferir a apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM), na Praça Cairu, que contou com repertório variado. A proposta, segundo Rosemma, é que o órgão possa fortalecer cada vez mais a atuação da guarda com um viés cidadão, aproximando o efetivo das comunidades e das pessoas. “É uma forma de humanizar a Guarda Municipal e mostrar que o órgão não é apenas uma guarda repressiva”, completou a gestora.

Estatística – De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais recorrente nas mulheres no Brasil e acomete principalmente indivíduos com idade superior a cinquenta anos. A estimativa do instituto é que, para todo este ano, sejam registrados pouco mais de 57 mil novos casos da doença no país.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

58 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

3 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

11 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

12 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

13 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

13 horas ago