SAÚDE NO AR

El Niño deverá continuar até abril de 2024

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, que o fenômeno climático El Niño, que normalmente está ligad., antecipando que o próximo ano será mais quente do que 2023.

Durante atualização regular a organização sediada em Genebra, na Suíça, disse que o El Niño, “contribuirá para o aumento ainda maior das temperaturas tanto na superfície da terra quanto nos oceanos”.

O fenômeno, ocorre de forma periódica mas irregular (com intervalos entre dois e sete anos), “tem impacto na temperatura global especialmente no ano seguinte ao seu desenvolvimento, nesse caso em 2024”, segundo relatório do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

De acordo com Taalas, isso não se deve apenas à influência do El Niño, mas também ao aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa provocados pela atividade humana. Neste ano, o fenômeno desenvolveu-se rapidamente entre julho e agosto, atingiu força moderada em setembro e deverá atingir o pico entre novembro e janeiro, com 90% de probabilidade de persistir durante todo o inverno boreal (verão austral).

 

Fonte: Lusa

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe