Eficiência para uma boa gestão

 

Especialista em gestão produtiva de sistemas e serviços de saúde, o médico colombiano, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Edgar Hernan Gallo, foi um dos palestrantes de “Desmitificando a gestão hospitalar no  XI Congresso Internacional das Misericórdias e  25ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Para Gallo, é importante salientar que os hospitais são empresas de saúde, não no conceito empresarial de visar lucro, mas no que diz respeito à gestão. Na sua opinião uma boa gestão é sinônimo de eficiência, ou seja, fazer as coisas com o melhor resultado possível com o menor custo possível, garantindo a segurança da população a um custo racional.

Conforme Gallo, atualmente o gasto com prestação de serviços de saúde no mundo é de US$ 5,3 bilhões e esse valor tem um sobrecusto de 40% por causa da ineficiência. Disse ainda que um dos problemas atuais da Medicina é o desenvolvimento tecnológico, pois tudo aconteceu de uma forma muito rápida. Um tomógrafo, por exemplo, fica obsoleto em cinco anos. Desta forma, a tecnologia melhora os resultados, possibilitando um aumento de vida aos pacientes mas, por outro lado, torna o sistema de saúde muito caro.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.