Foi lançado no última domingo (28), o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), realizado, pelo Jornal Folha de São Paulo, em parceria com o Insper. O REM-F tem a função de mostrar quais prefeituras conseguem assistir melhor a população usando menos recursos financeiros.
Para o especialistas em gestão pública, do Instituto Insper, Naercio Meneses Filho, a comparação entre a administração de cada cidade é fundamental para estimular o aprimoramento de políticas municipais.
“À medida que começamos a cobrar mais eficiência dos prefeitos, teremos mais produtividade nos indicadores. As pessoas terão mais saúde e educação e poderão fazer suas escolhas de vida cada vez mais independente da renda familiar”, afirmou em debate realizado na segunda-feira (29), pela Folha.
A ferramenta usa indicadores de saúde, educação e saneamento básico para calcular a eficiência de gestão de 95% dos municípios brasileiros.
No Região nordeste, os três mais bem colocado entre os municípios que conseguem entregar mais saúde, educação e saneamento gastando menos, segundo o levantamento são: 6º Cedro de São João (SE), 11º Barro Preto (BA) e em 18º Nazaré da Mata.
Já na Bahia, os municípios mais bem colocado são: 11º Barro Preto, 21º Salinas da Margarida e 64º Ibicaraí. Salvador figura a posição 2.107º entre todo o país.
Fonte: Folha de São Paulo
Redação Saúde no Ar*
João Neto