Ícone do site

EDUCAÇÃO: desafio do novo mundo

A educação de qualidade para todos é o maior desafio da gestão pública. São muitos fatores associados que corroboram para a educação que vivemos, desde evasão escolar, instalações, baixos salários, fatores psicoemocionais crescentes, entre outros. Vejo com muita preocupação o cenário educacional. A escola precisa se reinventar no contexto das revoluções digitais e do conhecimento. Muitos alunos acham que a pesquisa no Google a um click é a chave certa para o conhecimento, bem como a visita as redes sociais é o entretenimento fugaz para conter suas ansiedades e não percebem que o uso exagerado corrobora para a síndrome do pensamento acelerado. Tenho muitos alunos nessa situação. Muitos não conseguem se concentrar em que o professor fala. Penso que o momento é oportuno para construirmos uma nova educação. Reconhecer de uma vez por toda que as emoções são ditames no aprendizado, reconhecer os talentos, habilidades e necessidades de cada aluno com os auxilio dos softwares disponíveis de acompanhamento, reconhecer que não formamos cidadãos e somente preparamos para o mercado de trabalho, reconhecer que a escola é uma ilha de conhecimento, enquanto o seu entorno na maioria das vezes vive a penúria da escassez, não ensinamos educação financeira, nem educação empreendedora, não ensinamos autoconhecimento, não temos uma psicopedagoga na escola para atender a demanda crescente de necessidades psicoemocionais-cognitivas. É meu irmão Mario, são muitos os desafios, não basta construir prédios, precisamos resgatar gente, formar gente, solidarizar-se com gente, empreender com gente, abrir a escola para gente, para com gente construirmos uma sociedade saudável, próspera e sustentável. A escola pode ser o principal palco para o novo modelo de desenvolvimento ou pode virar prédios abandoados por força da própria revolução digital, assim como outros setores que foram dragados como dominó empilhados, peça por peça. O EAD deve ser útil na escola, como ferramenta do conhecimento para o desenvolvimento do seu entorno e não como proposito de evasão escolar. O EAD deve ser usado para complementar o ensino integral em tempo integral, afinal nem todos os alunos poderão estudar nas 600 unidades de escola integral. É meu irmão quem disse que seria fácil? Quando a gente coloca na equação dos fatores sociais, os interesses de grupos, a desigualdades de oportunidades, entre outros, parecem uma transformada de Fourier sem solução. Acredite temos soluções, mesmo não parecendo óbvio. As soluções de todas as questões estão no universo, basta acessar sem interferências que encontramos. Esse mistério é realmente encantador e real. Paz Profunda, Luz profunda e Amor incondicional.

Ezequiel Oliveira
SEO/Saúde no Ar
Físico com mais de 20 anos de atuação em Física Médica. Mestre em Medicina e Saúde Humana – Faculdade Bahiana de Medicina. Formado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Pós Graduado pelo Instituto Nacional do Câncer. Diretor Executivo do Saúde no Ar, Professor do município de Camaçari. Físico Especialista em Radioterapia, Medicina Nuclear credenciado a ABFM- Associação Brasileira de Física Médica e Supervisor de Radioproteção credenciado a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Especialização fora do país: Sistema de Gerenciamento e Planejamento em Radioterapia, VARIAN SYSTEMS, Las Vegas, USA.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile