Enquanto discutimos metodologias de ensino, a educação pública vai se deteriorando. Lembrando que a nossa Constituição garante educação para todos. Seja qual for o método empregado, a educação brasileira não consegui transformar o seu entorno em prosperidade, na sua totalidade.
Todo o sistema fracassou. Infelizmente, não tivemos um sistema desenvolvimentista educacional, que fosse capaz de diminuir o fosso social, ao contrário, ao longo de séculos o modelo educacional foi para a manutenção de privilégios e não de desenvolvimento individual coletivo. Descortinar os dados educacionais e associar a IDH, entre outros, percebe-se as sequelas da pobreza.
A quem interessa um “mindset” de desenvolvimento onde educação é despesa? Defender uma educação de alto padrão, desenvolvimentista para todos, em ecossistemas digitais, onde sejam identificadas as habilidades individuais para o bem comum e para paz, deveria ser a base do desenvolvimento da nação. Onde os valores da ética, moral, família, tolerância sejam os pilares e as ferramentas de TICs sejam usadas de forma construtiva e positiva.
Paz e Luz
Ezequiel Oliveira
Físico Médico com mais de 20 anos de experiência. Mestre em Medicina e Saúde Humana – Faculdade Bahiana de Medicina. Formado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Pós Graduado pelo Instituto Nacional do Câncer. Diretor Executivo do Saúde no Ar, professor do município de Camaçari, atua como Físico_Médico nas Instituições: Rede Primavera, Salvacor. Atuou como Coordenador do Serviço de Física Médica do HAM – Hospital Aristides Maltez, Hospital Ana Nery, Grupo CAM, entre outras instituições de Saúde. Participou do Departamento de Ensino e Pesquisa do HAM. É Físico Especialista em Radioterapia, Medicina Nuclear credenciado a ABFM- Associação Brasileira de Física Médica e Supervisor de Radioproteção credenciado a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Especialização fora do país: Sistema de Gerenciamento e Planejamento em Radioterapia, VARIAN SYSTEMS, Las Vegas, USA.