O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse acreditar que a plataforma Avaliações Diagnósticas e Formativas; que visa monitorar e classificar o ensino em todos os níveis no Brasil; poderá se tornar “um dos maiores bancos de dados para avaliação da educação básica no mundo” em pouco tempo.
A afirmação aconteceu durante a abertura do 1º Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativa do Ministério da Educação.
“Essa ferramenta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avaliação da educação básica em todo o mundo. E esses frutos representam uma esperança. Esperança de que possamos não só enfrentar os efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira; mas também enfrentar outras deficiências que nós temos na nossa educação”.
Dessa forma, o ministério aposta na plataforma para avaliar quanto os estudantes aprenderam em determinado período. No ambiente virtual estão disponíveis 579 cadernos de avaliação, compreendendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa; bem como, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Fluência e Produção Textual. As avaliações correspondem ao primeiro ciclo de 2022 e abrangem toda a etapa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano).
Assim, os primeiros resultados terão anuncio públicos pelo ministério, as possibilidades de enfrentamento das defasagens encontradas, inclusive as intervenções pedagógicas focalizadas nos pontos de maior fragilidade fazem parte dessa discussão.
Além disso, este ano, haverá disponibilização de 4 ciclos de avaliações diagnósticas e formativas; permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente e uma melhor organização do trabalho pedagógico das escolas com objetivo de recuperar, efetivamente, as dificuldades de aprendizagem mapeadas pela plataforma.