Portal Saúde no Ar

 

Economia circular e mudanças climáticas: o que esperar da COP28?

Prioridade do Brasil na COP28: Plano de Transformação Ecológica 

O Plano de Transformação Ecológica, que propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, será apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como tema prioritário da agenda brasileira durante a COP28. Lançado em agosto, o plano é composto por seis eixos temáticos, sendo um deles, a economia circular.

“É extremamente relevante que o Brasil priorize um modelo de desenvolvimento de baixo carbono e traga isso para a discussão internacional durante a COP28. Como especialistas em economia circular, temos acompanhado de perto o desenvolvimento deste eixo dentro do Plano de Transformação Ecológica e suas intersecções com os demais. Podemos dizer que o governo ainda tem espaço para aprimorar sua proposta e priorizar ações no início das cadeias de produção, pois é aí que temos maior capacidade de atuar para combater os resíduos e a emissão de gases de efeito estufa. Criar modelos de negócio que evitem a poluição é muito mais efetivo tanto para reverter os impactos ambientais quanto para gerar empregos de melhor qualidade. A economia circular precisa ser vista com esse olhar de onde está a oportunidade de maior impacto positivo e ela está na fase de criação dos produtos e modelos de negócio e na regeneração da natureza – e não apenas na gestão dos resíduos” – Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur para a América Latina.

Artigo: economia circular no enfrentamento às mudanças climáticas

Embora a mudança climática seja um multiplicador de ameaças, a economia circular pode ser um multiplicador de soluções” 

Como parte do artigo “A história está de olho na COP28”, de Emma Elobeid, editora sênior da Fundação Ellen MacArthur, esta frase resume a relevância da economia circular para as discussões durante a COP28. O texto explica de que forma a economia circular ajuda a combater as emissões de gases de efeito estufa e o salto que pode significar a incorporação de uma abordagem de economia circular às ações e estratégias climáticas. O artigo, com suas versões em inglês, português e espanhol, está disponível para republicação. Leia aqui. 

A Fundação Ellen MacArthur na COP28 

No Pavilhão do Brasil, Luisa Santiago, diretora executiva na América Latina da Fundação Ellen MacArthur, participará do painel “Economia circular e descarbonização: desafios da indústria brasileira”, no dia 8 de dezembro, às 9h30 (horário de Brasília). O painel será transmitido online no canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Em seu discurso, a diretora executiva abordará a importância do redesenho dos produtos e modelos de negócio para evitar a produção de resíduo e a poluição, um aspecto fundamental para atingir os objetivos de uma economia circular.

O evento contará com participação de Adalberto Maluf, Secretário Nacional do Meio Ambiente e Qualidade Ambiental (MMA), Victor Argentino, do Instituto Pólis, Dione Manetti, do Instituto Pragma, Aline Sousa, da Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), com moderação de Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética. Leia o release completo aqui.

Ao longo dos 13 dias de COP28, outros representantes da Fundação Ellen MacArthur também participarão de múltiplos painéis. Consulte a programação completa.

 

Fonte: Fundação Ellen MacArthur / Foto: Pixabay

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe