Ícone do site

ECOAR- Preços altos geram incerteza na mesa dos brasileiros

Shopping basket with Brazilian money, around food products, vegetables and fruits. The concept of inflation, rising prices and more expensive food

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Teremos publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Confira o conteúdo desta edição.

PODCAST 05 – 

Participação: Juan Vitor Gramacho /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. 

Entrevistada: Flávia Ramos/ Doutora em Alimentos e Nutrição Pela UFBA

Mais de 50% dos brasileiros não sabem se terão alimentos no futuro próximo

Com mais de 50% da população brasileira em situação de insegurança alimentar e o Nordeste vendo a fome bater em mais portas, o tema volta a ser destacado aqui no Ecoar – Nosso Bate Papo Sobre Agroecologia e Saúde. O programa vai ao ar por meio da parceria do programa Excelsior Saúde e Portal Saúde no Ar com a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mas afinal o que é insegurança alimentar e como está a situação nas regiões brasileiras? São essas questões que a doutora em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, Flávia Ramos,vai nos ajudar a entender na edição desta quarta-feira, dia 29 de setembro.

Essa insegurança não se dá em níveis iguais nas regiões do Brasil. As regiões mais afetadas são a Norte e Nordeste, detalha Ramos. Ela explica que em termos proporcionais, a fatia afetada pela fome, que é de 13,1% no Nordeste, é maior que o dobro do encontrado no Sul e Sudeste. Ela enfatiza que é preciso políticas de redução das desigualdades sociais e que garantam o acesso aos alimentos para toda a população. Vale lembrar que em 2014, as Nações Unidas declararam que o Brasil estava fora do Mapa da fome.

Existem três níveis de insegurança alimentar: aquela em que a família está se alimentando, mas não tem segurança se vai ter alimentos no futuro, é o nível mais leve, aquele nível em que os adultos deixam diminuem suas porções é nível moderado, e a total ausência de alimentos, que o nível mais grave, em que se configura a fome, explica a pesquisadora. A estudiosa acredita que  o enfraquecimento de políticas sociais focadas em reduzir as desigualdades no acesso aos alimentos é a principal causa para essa situação atual. “Deixou de ser uma vontade política”, comenta Ramos.

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa,  economia solidária  e  modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana  Lima, do Instituto de Biologia da Ufba.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Neste terceiro episódio,  o tema apresentado é:

O podcast

O Ecoar vai ao  ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa,  economia solidária  e  modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana  Lima, do Instituto de Biologia da Ufba.

Saiba mais: Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Fonte: GT/Feira Agroecológica – Rádio

Redação Saúde no Ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile