ECOAR-Agroecologia e Saúde

ECOAR – PICS: Agroecologia e saúde/PICS. – Episódio 1

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste  nono episódio, o tema apresentado é:  Série PICS: Agroecologia e saúde/PICS.

Participação: Juan Vitor Gramacho /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 4° semestre

Entrevistada: Professora Drª Maria Teresa Mariotti – Enfermeira com doutorado em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atua como docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia no ensino, pesquisa e extensão na linha do cuidado do desenvolvimento do potencial humano, utilizando metodologias pedagógicas ativas e métodos qualitativos. Logo, Educadora e terapeuta de práticas integrativas e complementares.

Confira o conteúdo desta edição.

Quem nunca recorreu a um xarope de vó para um resfriado, ou uma massagem pontual para aliviar uma tensão, ou até mesmo uma oração para se sentir mais leve? É comum utilizarmos formas de buscar saúde que nem sempre estão vinculadas a um hospital e a um médico. Pensando nisso, o ECOAR – Nosso bate papo sobre agroecologia e saúde – dessa semana vai tratar sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), dividindo essa nossa conversa em dois blocos. E para nortear nossa conversa contaremos com a ilustre presença da Professora Drª Maria Teresa Mariotti – Educadora e terapeuta de práticas integrativas e complementares.

Sabemos então, que a saúde não é simplesmente a ausência da dor e o silêncio dos órgãos e tampouco o cuidado em saúde se encerra na medicação. Podemos usar a arte, as plantas, o contato com a terra e muitos outros recursos terapêuticos para a promoção da saúde e do bem-estar. Ao ser indagada sobre o que são as PICS, a Professora Mariotti traz que, resumidamente, as práticas integrativas e complementares em saúde consistem em um modelo de sistema complexo de atenção à saúde que é diferente do modelo vigente que chamamos de biomédico.

Esse novo modelo dá ênfase à escuta acolhedora e incentiva o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do indivíduo com o meio ambiente e à sociedade. Nessa perspectiva, a principal diferença entre os dois modelos é a concepção de saúde que passa a ser integral. As PICS são mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação de saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.

Sobre as formas de entrar em contato com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde , a  professora Maria Teresa ainda coloca que as PICS foram introduzidas no SUS pela portaria de nº 971 de maio de 2006. Ela relata que no início foram cinco:  acupuntura, homeopatia, fitoterapia, plantas medicinais e medicina tradicional chinesa. Dessa forma, atualmente temos um total de 29 PICS no elenco de procedimentos oferecidos pelo SUS, onde a população pode ter acesso nos serviços de Atenção Primária à saúde.

O relatório da Coordenação Nacional das PICS do Ministério da Saúde publicada em 2020 apresenta dados do ano de 2018 e sugere que as PICS estiveram presentes em 16 mil Serviços de Saúde do SUS sendo 14508 da atenção primária à saúde distribuídos em 4159 município e em todas as capitais, ressaltando assim, a sua relevância no país.

Ouça na íntegra:

O pod cast:

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

SAIBA MAIS:

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Confira também: Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Share
Published by
Patricia Tosta

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

15 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

17 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

18 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

21 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

21 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

21 horas ago