Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa do 47º World Hospital Congress, realizado de 10 a 12 de setembro no Rio de Janeiro (RJ). Na manhã desta terça-feira (10), o vice-presidente, Daniel Beltrammi, abriu a participação da estatal com uma apresentação na sessão “Atendendo a todos: Liderando sistemas de saúde universais baseados em valor” (Delivering for everyone: Leading universal, value-based healthcare systems).
A sessão, realizada das 11h10 às 12h10, no espaço Oceania IX “Liderança”, foi presidida pelo Presidente e CEO do The Joint Commission Enterprise (EUA), Jonathan Perlin. Também contou com a presença de outros dois palestrantes: a autoridade de Saúde do Egito, Ahmed El-Sobky, e a presidente e CEO da National Quality Forum e diretora científica do The Joint Commission (EUA), Dana Gelb Safran. Durante a sessão, foram discutidos os desafios globais da oferta de saúde universal e o impacto positivo de sistemas de saúde baseados em valor.
Os palestrantes compartilharam exemplos práticos e boas práticas em liderança e equidade na cobertura de saúde, além de discutir os benefícios dos sistemas de pagamento baseados em valor. Beltrammi destacou que “não estamos apenas lidando com eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, mas também enfrentamos a fome como uma crise persistente. Um país de dimensões continentais enfrenta essas realidades todos os dias, o que torna a tarefa de oferecer atendimento adequado ainda mais desafiadora”.
Segundo o gestor, a primeira participação da Ebserh no Congresso Mundial de Hospitais é um momento significativo: “Falamos sobre como entregar cuidado universal de saúde de alta qualidade para todas e todos, além de compartilharmos experiências internacionalmente com muitos colegas”. Ele destacou, ainda, a importância da estatal para a saúde pública brasileira.
WHC
O Congresso é promovido pela International Hospital Federation (IHF), coorganizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e tem como tema “Aprendizado global, ação local”. O evento reúne líderes e executivos hospitalares de diversas partes do mundo, oferecendo espaço para troca de experiências e boas práticas em gestão hospitalar e prestação de serviços. A programação é diversificada, incluindo sessões plenárias, workshops e visitas a hospitais.
Além da apresentação deste primeiro dia, a Ebserh tem outras apresentações programadas para o dia 11 de seteembro, além de 64 trabalhos em exibição na categoria pôsteres. A estatal também é finalista no Prêmios IHF 2024, com o Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS). A participação da Ebserh no Congresso visa aprimorar a gestão de seus 45 hospitais por meio da troca de conhecimentos e acesso a inovações globais.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.