Foi publicado no Diário Nacional da União na última semana o registro e liberação de um novo produto biológico a ser utilizado como droga para combater o câncer de bexiga e pulmão. Trata-se do Tecentriq (atezolizumabe), uma substância ativa – um tipo de proteína projetada para reconhecer e se conectar à proteína PD-L1, presente na superfície de muitas células cancerosas.
O atezolizumabe aumenta a capacidade do sistema imunológico atacar as células cancerosas e com isso pode inibir o desenvolvimento da doença. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o remédio foi aprovado para duas indicações terapêuticas: Como monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com carcinoma urotelial (UC) localmente avançado ou metastático após quimioterapia prévia à base de platina ou que sejam considerados inelegíveis à cisplatina.
Também é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático após quimioterapia prévia. Pacientes com mutações ativadoras EGFR ou mutações tumorais ALK positivo devem ter recebido terapia alvo para essas alterações antes de serem tratados com Tecentriq.
Fonte: Anvisa
Foto: Anvisa
Redação Saúde no Ar