Droga experimental contra ebola está perto de ser comercializada

O medicamento experimental contra o ebola, o composto ZMapp, está próximo de ser comercializado. A droga recebeu na última quinta-feira (18/09) o status de “fast-track”- aceleração de promoção comercial – pela Administração de Alimentos e Fármacos – FDA, na sigla em inglês –  dos Estados Unidos. As informações são da Agence France-Presse – AFP.

A iniciativa acelerada fez com que Larry Zeitlin, presidente das farmacêuticas LeafBio e Mapp Biopharmaceutical, dissesse que a decisão da FDA é um “marco importante”.

O composto ZMapp foi utilizado durante a última epidemia que afetou o oeste da África, para tratar alguns dos profissionais de saúde infectados com o vírus ebola, embora não tivesse, passado por um teste clínico de larga escala. No entanto, nem todos os pacientes que usaram a droga sobreviveram, mas os que foram curados acreditam no sucesso do ZMapp.

Em desenvolvimento há mais de uma década, a droga, é derivada de folhas de tabaco, porém, há poucas quantidades da droga disponíveis, conforme informou a empresa.

No momento, um teste clínico com o medicamento está sendo realizado nos países afetados pelo ebola no oeste africano.

De acordo com Kevin Whaley, CEO da LeafBio e Mapp Biopharmaceutical, sediada em San Diego, Califórnia, a iniciativa deixa todos esperançosos para que este ano acelere o acesso ao ZMapp uma vez que sua eficácia e segurança estejam demonstradas pela FDA.

L.O.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.