Entrevistado pelo Saúde no Ar desta quinta-feira(12.11), o pneumologista e intensivista, Otávio Mésseder, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chefe da UTI Geral do Hospital Português, chamou a atenção para a letalidade da doença e pediu aos ouvintes que não minimizem sintomas como febre alta, tosse com expectação purulenta e abatimento, geralmente confundidos com gripe, e que em casos como esses procurem um médico para diagnóstico.
Segundo Dr. Mésseder, esses sintomas são alertas para a doença que afeta todos os grupos etários, com riscos maiores para pacientes que estejam debilitados, crianças e idosos. A pneumonia, explicou, ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários microorganismos, entre vírus e bactérias.
Entre as pneumonias causadas por bactérias a mais comum é a pneumococos (Streptococcus pneumoniae), bactérias Gram-positivas na forma ligeiramente pontiagudas de cocos. Eles são geralmente encontrados em pares (diplococos), mas também são encontrados isoladamente e em cadeias curtas.
As infecções pneumocócicas são as infecções bacterianas invasoras mais comuns em crianças nos Estados Unidos, causando cerca de 1.400 casos de meningite, 17.000 casos de infecções da corrente sanguínea, e 71.000 casos de pneumonia a cada ano em crianças menores de 5 anos.
O médico respondeu também a perguntas dos ouvintes e falou sobre água na pleura, a membrana que envolve o pulmão, e que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal, e explicou que tuberculose e pneumonia são duas coisas diferentes. Segundo ele, a pneumonia não doi, mas a água na pleura provoca dor torácica e falta de ar.
A pneumonia também pode atingir um só pulmão ou os dois. O fundamental para Dr. Mésseder é estar atento para sintomas, já que a doença pode ser tratada com antibióticos, existindo também a vacina para aqueles que tenham pré-disposição a esse mal. Além disso, salientou, é importante cuidar da higiene dos pulmões evitando o fumo.
Portal Saúde no Ar
A.V.