A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença que, como o próprio nome diz, acomete os pulmões e causa dificuldade para respirar. É causada, principalmente, pelo cigarro. A DPOC tem dois componentes, o enfisema pulmonar – que é a destruição dos alvéolos, e a bronquite crônica – a inflamação dos brônquios.
A doença, que ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes, é o tema do Saúde no ar desta terça-feira (17.11) no quadro Conversando com o especialista. Pessoas que tiveram tuberculose também podem desenvolver a doença e é o pneumologista Guilhardo Fontes que vai falar sobre a doença na entrevista com Patrícia Tosta.
Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispneia (falta de ar), a hiperinsuflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crônica) estão relacionados principalmente ao tabagismo seguido de exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).
Para saber mais, assista ao programa que vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
Portal Saúde no Ar
A.V.