Notícias

DPGF e DNDH requerem a governadores informações oficiais sobre vacinas, execução orçamentária e número de óbitos

Nesta quarta-feira (7), o defensor público-geral federal, Daniel Macedo; bem como o defensor nacional de direitos humanos, André Porciúncula, pediram informações oficiais a governadores de todo o país a respeito do número de doses de vacinas recebidas dos mais diversos fornecedores.

Além disso foi solicitado também o número de doses efetivamente aplicadas até 6 de abril de 2021; bem como os dados referente a execução orçamentária para enfrentamento da Covid-19; os critérios para realização de reserva técnica para segunda dose e explicações do preenchimento dos Sistemas de Notificação Obrigatória SIVEP-GRIPE; ESUS-Notifica e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), com documento oficial contendo todos os óbitos por CPF causados pela Covid-19, em conformidade com o Sistema de Informações de Mortalidade.

De acordo com o ofício expedido eles requerem queapresentação comprovada a execução orçamentária e financeira dos recursos ordinários e extraordinários repassados pela União;  o orçamento dos próprios estados e das prefeituras voltados ao enfrentamento da pandemia; bem como o saldo remanescente dos recursos repassados pela União até 5 de abril de 2021.

Além disso, solicitando informações a respeito da estratégia de vacinação baseada em evidências que justifiquem a formação de reserva técnica de vacinas para aplicação da 2° dose; ao invés de se priorizar a vacinação do maior número possível de pessoas com a 1° dose.

Desse modo, o documento ainda solicita demonstrativo de evolução do consumo de oxigênio na escala do tempo; incluindo a capacidade de suprimento dos contratos atuais, assim como planos de contingência para a hipótese de escassez. De acordo com os defensores a respostas devem acontecer no prazo de 15 dias.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Aprovado texto-base de projeto que permite empresas comprarem vacinas

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

6 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

8 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

16 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

17 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

18 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

18 horas ago