DPE recorre à Justiça Federal para evitar fechamento de hospital no interior do Estado

A Defensoria Pública da Bahia e a Defensoria Pública da União tentam garantir na Justiça Federal a manutenção das atividades do Hospital Maternidade Luiz Argollo – Santo Antônio de Jesus. A instituição passa por um momento de crise com dívidas de R$ 12 milhões.

De acordo com a Defensoria Pública da Bahia, a unidade sofre desde julho de 2014 com irregularidades na gestão patrimonial, financeira e contábil – comprometendo o repasse de verbas à maternidade.

Denúncias sobre falta de atendimento, má gestão das verbas recebidas e pagamentos em atraso foram analisadas por um grupo misto de trabalho. Um Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (PADAC), também foi tentado pelo defensor público Maurício Moitinho, da 6ª Regional, depois de ser procurado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade, Marcos Lessa.

De acordo com o levantamento da apuração, o hospital não cumpre as metas mínimas de atendimentos de obstetrícia, pactuados pelo SUS através de recursos públicos do município de Santo Antônio de Jesus e outras 32 cidades.

Análogo à ação na justiça federal, as instituições ingressaram ainda com uma representação junto à Controladoria Geral da União para que apure as irregularidades identificadas.  Segundo Maurício Moitinho, o levantamento da apuração serviu para entender o motivo o qual o hospital deve tanto, embora receba recursos públicos há tanto tempo.

Ainda segundo o defensor público, com a falta de recursos para pagar os funcionários, médicos têm se recusado a realizar o atendimento. Com o momento de crise, os profissionais estão abandonando os postos de trabalho, deixando a equipe incompleta.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.