Categories: Notícias

Soneca após almoço pode ajudar a reduzir a pressão arterial

Um estudo apresentado neste sábado (29), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, aponta que tirar uma soneca após almoço pode reduzir os níveis de pressão arterial e, provavelmente, a necessidade de medicamentos anti-hipertensivos. A pesquisa teve como propósito avaliar o efeito da soneca durante a tarde e da pressão arterial em pessoas hipertensas.

Serviram como parâmetro para análises do estudo, aferição da pressão arterial dos pacientes durante o expediente; da pressão arterial em um dia normal, medida durante 24 horas; velocidade da onda de pulso arterial; estilo de vida; índice de massa corporal -IMC; e uma avaliação completa ecocardiográfica, incluindo o tamanho do átrio esquerdo.

Resultados mostram que os pacientes que dormem após almoço, tiveram aproximadamente uma pressão arterial sistólica – também chamda de pressão máxima – 5% mais baixa, em comparação com pacientes que não dormem a tarde. Ainda de acordo com estudo, a pressão sistólica média apresentada por esses pacientes foi 4% menor quando eles estavam acordados e 6% menor enquanto dormiam à noite.

Fatores que poderiam influenciar a pressão arterial — como idade, sexo, IMC, tabagismo, sal, álcool, exercícios e café — foram todos considerados, após adequações para análises.

Para o cardiologista do Hospital Geral Asklepieion Voula, em Atenas, na Grécia, Manolis Kallistratos, embora a diminuição média da pressão pareça pequena, vale mencionar que reduções muito menores na pressão arterial sistólica já podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares em até 10%.

Pesquisadores apontam também que dormir durante a tarde, a velocidade da onda de pulso arterial é 11% mais baixa, e o diâmetro do átrio esquerdo é 5% menor.

De acordo com o cardiologista, não só dormir após o almoço, está associada com uma pressão arterial mais baixa. Entretanto, sonecas mais longas, são ainda mais benéficas. Todavia quem dorme a tarde tem uma maior queda na pressão arterial durante o sono à noite, o que está associado a melhores resultados de saúde. No entanto, pacientes hipertensos que dormem a tarde tomam menos medicamentos anti-hipertensivos, em comparação com aqueles que não dormem. Segundo ainda a pesquisa, uma soneca após o almoço está associada com menor pressão durante o dia, menor pressão de noite e menos danos às artérias e ao coração.

O estudo contou com 386 pacientes, dentre eles, 200 homens e 186 mulheres – todos com hipertensão e na faixa etária, aproximadamente dos 61 anos.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago