Categories: Destaques

Dor de dente era causada por cisto no cérebro

A psicóloga Mariângela Rangel, psicóloga de 57 anos, sentia moleza nas pernas e dificuldade para segurar a urina. Procurou alguns médicos especializados e fez diversos exames que não revelaram problema algum. Ela sofreu dois acidentes de carro em 15 dias por não conseguir apertar os freios. Na primeira vez, ela culpou o carro, mas na segunda  percebeu que a falha havia sido sua.

Outro problema que enfrenta era muitas dores nos dentes, que ela classifica como “ insuportável”, mas os exames odontológicos também não indicavam problema bucal. Os resultados dos exames não davam nada e as dores pioravam. Médicos começaram a achar que as dores fossem emocionais.

Segundo Mariângela, foi graças ao seu dentista que a situação começou a se resolver. Depois de analisar muito o problema, ele conseguiu enxergar um possível e preciso diagnóstico e sugeriu que ela procurasse um dentista.

Não deu outra. Após uma bateria de exames descobriu-se um cisto no cérebro,  próxima ao nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade da face, e que tem esse nome porque se divide em três ramos, o oftálmico, o mandibular e o maxilar”. A reportagem publicada no site Terra, recebeu explicações do neurologista Mariano Cruz Pires,. Ele disse que  quando o ramo mandibular é o mais afetado, as sensações sentidas pela pessoa são facilmente confundidas com uma dor de dente muito forte”.

Disse ainda que a depender da sua localização, um cisto no cérebro também pode causar cegueira, dores de cabeça, convulsões, problemas de equilíbrio, mudança no estado mental e até algum tipo de paralisia.

Como o cisto estava localizado em uma região complicada de mexer, os médicos optaram por não retirar o cisto que estava em um local de difícil acesso. Fizeram apenas uma limpeza no local e colocaram um aparelho para drenar o líquido que o cisto produzia.

Mariângela que ficou sem poder andar passou por várias sessões de fisioterapia e agora não sente mais nada.  “No meu dia a dia eu nem lembro que tenho um cisto e devo isso ao meu dentista, que foi o único que conseguiu enxergar além dos resultados dos exames”, afirma.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Share
Published by
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

15 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

17 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

18 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

21 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

21 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

21 horas ago