Dois minerais são descobertos em meteorito de 15 toneladas

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram dois minerais em um meteorito de 15 toneladas. Os minerais foram, após os pesquisadores não identificarem no microscópio algumas partes da amostra de 70 gramas da rocha espacial.

Dessa forma, os novos minerais receberam os nomes de “elaliita” e “elkinstantonita”, em homenagem ao “El Ali”. Meteoro gigante que deu origem aos minerais, e a pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da futura missão Psyche, da Agência Espacial Americana (Nasa).

Este meteorito de 15 toneladas é o nono maior já encontrado na Terra, descoberto na Somália, em 2020. De acordo com os especialistas, os novos minerais são de fosfato de ferro e foram aprovados pela Associação Internacional de Mineralogia em novembro deste ano.

“Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, disse o geólogo e professor da universidade Chris Herd.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe