Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação.
A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas, e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. O stress é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais do couro.
Por mais que as pessoas se preocupem com os cuidados com o cabelo, as doenças do couro cabeludo não devem ser ignoradas. Até porque, uma vez instaladas e não cuidadas, podem ser a sentença de perda definitiva das suas madeixas.
Doenças que afetam o couro cabeludo será o tema da entrevista com a Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional BA, Bianca Lorena, amanhã (25.02) na Rádio Saúde No Ar ou na Rádio Excelsior Am 840 a partir das 8h.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)