A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia promove amanhã (24 de novembro), um debate em Audiência Pública sobre as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), em conscientização ao Novembro Azul e Negro. O evento ocorre das 9h30 às 12h na Sala Eliel Martins na Assembleia Legislativa, aberto a todos os interessados.
Estarão presentes o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o Secretário de Saúde do Município, José Antônio Rodrigues Alves e médicos especialistas em cada área. “O debate visa discutir sobre o acesso a políticas públicas para cada patologia citada. Já existem tratamentos disponíveis no SUS, mas muitos pacientes ainda não sabem e por isso não tem acesso”, afirma Marinês Marques, coordenadora da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
Participa do debate a médica endocrinologista Dr.ª Odelisa Matos, que vai falar sobre as complicações crônicas decorrentes do diabetes, Dr.ª Larissa Rocha (hematologista), para abordar as doenças falciformes, Dr.º Fábio Sepúlveda (urologista), que vai explanar sobre o câncer de próstata e Dr.ª Raíssa Fagundes (estomaterapeuta) que discorrerá sobre pacientes estomizados (que fazem uso da bolsa de colostomia).
Da Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre