Doenças cardiovasculares tem mais chance de desenvolver em pessoas com pedras nos rins

Informações de um estudo debatido recentemente no Congresso Brasileiro de Nefrologia mostra que a formação de cristais que acontece nos rins – também conhecidos como cálculo renal ou pedra nos rins – pode ocorrer nas artérias coronarianas e intracranianas e causar calcificações nesses vasos.

Considerada uma doença muito comum, a litíase renal é causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Além de causar muita dor, novos estudos apontam que o problema está diretamente relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

De acordo com os especialistas, doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, a síndrome metabólica e a insuficiência renal crônica, podem levar a perda dos rins, também são fatores de risco para pessoas com cálculo renal.

Segundo Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), o primeiro passo para evitar que todos esses problemas se desenvolvam é ingerir água suficiente – cerca de dois litros por dia ― para obter uma urina clara. Ainda segundo o nefrologista, também é importante evitar o excesso de vitamina C e optar por uma dieta rica em fibras e frutas, principalmente as cítricas, como laranja e limão.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.