Portal Saúde no Ar

 

Doença rara faz jovem “virar pedra”

Uma doença rara faz com que o corpo de uma jovem “vire pedra”. Whitney Weldon, de 23 anos, foi diagnosticada com fibrodisplasia ossificante progressiva aos nove anos de idade. A doença faz com que os músculos, tendões e ligamentos virem ossos. As informações são do DailyMail.

Amante de esportes e sempre disposta no centro educacional, por onde passou, Whitney  foi proibida por seus pais de realizar qualquer atividade física, após o diagnóstico, o que poderia implicar futuramente no avanço da doença- fibrodisplasia ossificante progressiva.

A jovem, que acabou de se formar em sociologia sente dificuldade para mexer as pernas, os braços e a cabeça, além do pescoço. Atualmente, Whitney se movimenta por meio de uma cadeira de rodas e precisa de uma cuidadora 24 horas para realizar ações que não consegue mais fazer sozinha. “Eu tento sempre pensar positivo e não pensar e estou virando pedra aos poucos. Ainda saio com amigos e faço as coisas que preciso. Claro que não é a mesma coisa, mas não me deixo ficar sem fazer alguma coisa por causa da doença”, enfatiza a jovem.

Segundo os médicos, somente uma em cada dois milhões de pessoas nasce com a doença. Especialistas salientam que o avanço da condição depende de cada pessoa, devido a isso, não conseguem estimar algum tipo de expectativa de vida.

O único cuidado que a jovem precisar ter é não se machucar, portanto, qualquer batida pode fazer com que o local afetado acelere o processo de “ossificação”

Com a progressão da doença – fibrodisplasia ossificante progressiva – Whitney Weldon aguarda apenas o avanço da medicina, para que um dia, alcance a cura.

Fonte: R7

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.